quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CONVERSAS SOLTAS II - Sobre a queda do Governo de Damião V. Almeida

Dois Emigrantes São-Tomenses “minimamente” esclarecidos em questões políticas (um mais actualizado do que o outro), trocavam dois dedos de conversa numa dessas tardes quentes de verão :

EMIGRAMTE 1 - Já soubeste das últimas novidades lá da terra?

EMIGRANTE 2 - O quê? Houve mais um golpe de estado?

E1 - Por enquanto não, o Governo do Damião é que caiu.

E2 - hamm, isso? Ouvi qualquer coisa na rádio, Sabes que há muito tempo que eu não dou atenção aos “mambos” da terra, é só más noticias e trapalhadas...Mas não percebi muito bem, o Governo caiu ou foi o Fradique que o empurrou?

E1 - Aparentemente o Gajo dessa vez está “inocente”, o Damião é que apresentou a demissão.

E2 - Até que ele aguentou muito, eu não lhe dava mais do que um mês. Mas o que aconteceu para ele pedir a demissão?

E1 - Ele alegou falta de apoio institucional do Fradique na altura da greve geral da função pública e não sei mais o quê. Mas eu acho que também tem a ver com aquela maka do segundo leilão dos blocos de petróleo.

E2 - É verdade, como é que isso ficou? Houve ou não mafía? Alguém comeu dinheiro ou não?

E1 - Quém sêbê...O Fradique acusa o MLSTP e o Trovoada de terem assinado acordos que prejudicaram gravemente os interesses de STP, o MLSTP acusa o Fradique e o seu mina quiá Nando Rita de terem favorecido uma empresa de que supostamente serão sócios. Houve uma troca de comunicados entre eles a se defenderem e a acusarem-se mutuamente, mas pelos vistos, mais uma vez isso vai ficar em águas de bacalhau.

E2 - Como quem diz, ninguém vai provar nada, ninguém vai ser chamado à responsabilidade e vamos mais uma vez ficar sem conhecer a verdade dos factos.

E1 - Duvidas?!

E2 - E porquê que o Ministério público ou o Parlamento não abrem um inquérito para se apurar a verdade? Acho que se justificava num caso tão importante como esse.

E1 - Andas mesmo “desinformado”, já se criou uma comissão parlamentar conjunta entre STP e a Nigéria para fiscalizar esse processo. Mas note bem, é uma comissão para fiscalizar e não para investigar.

E2 - E porquê não se criou essa comissão há mais tempo? Ou melhor. Porquê não se pediu uma auditoria e uma investigação de instituições independentes para esclarecer todos esses imbróglios? De certeza que nessa comissão estão gajos do MLSTP e lacaios do Fradique, né?

E1 -Nem te digo nada, só sei que muita boa gente anda a facturar e muito a custa desses imbróglios todos.

E2 -Outra coisa que eu não entendo, porquê que o presidente é que está a frente dessa cena toda? Não é ao Governo que cabe conduzir o destino do País?

E1 -Oh sócio, essa é outra história, pensas que foi em vão que o Fradique impôs que as alterações à constituição que retiram poder ao Presidente só entrassem em vigor a partir do próximo mandato? Já lhe cheirava a petróleo.

E2 - Epá, nem me lembres desse episódio, um Presidente a condicionar a promulgação de uma lei de revisão constitucional quando a própria constituição não lhe permitia...Só mesmo em STP, essa foi das piores facadas que deram na nossa Democracia. Então e agora? Vamos para mais umas “eleiçõeszitas” antecipadas?

E1 - No princípio parecia que sim, o MLSTP recusava-se a apresentar um novo nome para o cargo e pedia eleições antecipadas, mas por obra e graça de Jesus Cristo, voltou atrás e já temos um Primeiro-ministro, aliás, uma Primeira-ministra.

E2 - Aié? Mais uma Maria?

E1 - Nem mais, Maria do Carmo Silveira, Ex Governadora do Banco central.

E2 -Kéiii...País virou Bobo mesmo, agora tiram rifa pra ser Primeiro-ministro? Primeiro o Damião e agora essa senhora? Gostaria de saber que requisitos levam em conta pra escolher os Primeiros-ministros, será que é suficiente saber ler e escrever com poucos erros? Mas admira-me como é que o Fradique não dissolveu a Assembleia e convocou logo eleições antecipadas, isso nem parece dele.

E1 - Só vejo duas justificações: Ou o gajo ganhou juízo e viu que não era nada benéfico pra STP ir outra vez para eleições antecipadas, tendo em conta a conjuntura actual do dossier petróleo e das negociações para o perdão da dívida externa, ou ele sente que o panorama actual não lhe é favorável e possivelmente o seu partido não alcançaria uma vitória nessas eleições.

E2 - Eu aposto na segunda hipótese, o Fradique já provou que tá a se cagar para os interesses colectivos dos São-Tomenses. Aliás, a sua ambição suprema é ver o seu partido ganhar umas eleições legislativas e assim deter o poder absoluto em STP, tal como o Pinto teve e o Trovoada sempre tentou. Já reparaste que eles no principio foram apoiados por um partido e assim que assumiram o poder, fundaram logo um novo partido suinamente subordinado às suas vontades, antes de convocarem umas eleições de fachada com esperança de aproveitarem o seu momento de graça para fazer eleger o seu partido?

E1 - Por acaso tens razão, O Trovoada teve o apoio do PCD, mas quando ganhou e viu que não controlava o PCD, fundou o ADI antes das eleições antecipadas de 94. O Fradique era do ADI, mas assim que foi eleito, fundou o MDFM mesmo a tempo de participar nas eleições antecipadas de 2002. Por sorte ou azar, nesses 14 anos de Democracia nunca tivemos um Presidente e um Governo da mesma cor política no poder.

E2 - Pois é, nem o MLSTP conseguiu eleger um Presidente e nem o Trovoada e o Fradique conseguiram meter os seus comparsas no poder.

E1 - Se calhar era essa a saída para as sucessivas crises políticas que o País tem enfrentado nesses anos de Democracia, com esse cenário era capaz de haver mais estabilidade Governativa e não se teria verificado esse autentico desfile de Governos que tem acontecido.

E2 - É verdade, com esse já são 13 Governos em 14 anos, e nenhum conseguiu terminar a legislatura, é muita fruta. Acho que somos o País com a maior taxa de ex Primeiros-ministros por habitantes. Mas tenho a certeza que um Governo da mesma cor política do Presidente nos conduziriam fatalmente a uma nova ditadura, acho que a solução passa de entre outras coisas, pela eleição de um Presidente totalmente independente das ideologias partidárias e que ponha os interesses sagrados dos São-tomenses em primeiro lugar.

E1 - Um Presidente sem uma máquina partidária a apoiá-lo em STP? Como é que ele se elegia, agora que os resultados das eleições dependem mais do poder financeiro dos partidos do que do programa eleitoral e dos seus projectos? Isso não é pra hoje meu caro...Infelizmente.

E2 -Ê cá pô çá...mas já se sabe os outros nomes do elenco governamental?

E1 - Ainda não, parece que o MLSTP anda a negociar os nomes dos Ministros com sua alteza imperial, o todo poderoso-que-não-respeita-a-constituição Fradique de Menezes. Há rumores de que o Fradique quer certas pessoas da sua confiança em pastas estratégicas.

E2 - A sério? Outra vez esse bobo? Então o MLSTP ganhou as eleições pra quê, se tem que se submeter aos devaneios do Fradique?

E1 - Essa é uma pergunta que sinceramente eu gostaria que alguém me respondesse…Se temos uma constituição que diz que ao Partido vencedor é que cabe o direito de apresentar o nome do Primeiro-ministro e depois é convidado a formar Governo, porque é que o Presidente põe sempre entraves? E pior ainda, porquê é que o MLSTP sujeita-se a esses caprichos?

E2 - Como diria uma personagem famosa de uma novela Brasileira: Mistério!!!!

E1 - Quanto tempo é que achas que vai durar esse Governo?

E2 - Meu amigo, é melhor deixa-lo ser empossado primeiro e depois fazemos as previsões, não sabes como é que vai estar a “lua” do Presidente amanha.

...E lá decidiram mudar o tema da conversa, cientes de que os seus desabafos não os levariam a lado nenhum.

Lisboa 8/6/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário