Um Ministro de um certo País situado no Golfo da Guiné falava ao telefone com o seu primo (ex-ministro desse mesmo País) dias depois de ter tomado posse:
Ministro - Alõ sô primo... Tudo em cima?
Ex-ministro - Tou balelado, entaõ? Essa boa vida de Ministro?
Mi - Epá, ainda tá no início, mas as coisas começam a encaminharem-se. Ouvi dizer que sô primo está muito em baixo e que desde que deixou de ser Ministro, passa a vida a chorar só e nem sai mais de casa. É verdade?
Ex - Nada sócio, isso é boato da oposição. No princípio até doeu um bocado, mas já estou conformado. Mas diz lá, o quê que mandas?
Mi - Eu liguei pra te pedir um favor.
Ex - Aié? Diz lá o que é.
Mi - Sabes que eu não tenho experiência nessa coisa de Ministro e desde que acabei o curso só trabalhei 1 ano. Ainda mais deram-me uma pasta que não tem nada a ver com a minha formação, por isso eu queria que sô primo me desse umas dicas pra ver se eu não envergonho a família.
Ex - Só isso? É assim, a primeira coisa que tens que fazer é arranjar uma boa secretária.
Mi - Mas eu já tenho uma, contratei a prima Maria. Sabes que um gajo tem que ajudar a família e depois ela é responsável e tem mais de 15 anos de experiência.
Ex - Ô sócio, abre o olho pá! Estou a falar de uma Jovem com boa aparência e que goste de fazer horas extras. Tás a ver o filme?
Mi - Ahmm...Uma coisa pra eu safá minha vida de vez em quando, né?
Ex - Ababaêêê, estava a ver que tinha que te fazer um desenho...E qual carro é que andas a conduzir?
Mi - Aquele Nissam Patrol amarelo do meu Ministério.
Ex - Ahmm...Esse carro é novo. Olha, daqui a uns meses, mandas o carro pra oficina do “chupa mama” e dizes que o motor gripou, depois quando estiveres a sair, compras o gajo como se fosse um carro avariado por um preço simbólico.
Mi - A sério? Mas ninguém vai desconfiar de mim?
Ex - Fica calmo sócio, todos esses gajos fazem a mesma coisa e há quem nem chega a pagar nada.
Mi - Ê ça mô cuá çá? Buá sôôô...
Ex - Outra coisa que tens que ter em atenção são as viagens, isso é que dá dinheiro. Sabes aquela minha casa do campo de milho que está alugada?
Mi - Ahmm...Afinal a casa é mesmo tua...E andavas a dizer que não.
Ex - Epá, socio não pode confirmar tudo o que dizem na praça, tens que ter jogo de cintura... mas como estava a dizer, aquela casa foi feita quase só com subsídio das viagens.
Mi - É por isso que sô primo viajava bué assim...Mas esse subsidio é assim tanto?
Ex - É mais que o teu salário oficial e depois há uns truques pra esticar o gajo um bocado mais.
Mi - Não faz caím com coisa não, sô primo, explica-me tudo.
Ex - Primeiro tens que inventar muitas viagens. Aceita todos os convites e compromissos que tiveres no estrangeiro, diz que tudo é importante para o desenvolvimento do País. Depois podes pedir dinheiro pra passagem de primeira classe e ir na económica ou dizer que a comitiva tem x pessoas e levar menos...epá, há muitas formas de se fazer isso, depois acabas por apreender o resto com o tempo.
Mi - Kéiii...Isso é um totoloto que saiu pra mim. E o quê mais Primo?
Ex - Epá, podes assinar uns acordos que te rendam boas gorjetas, facilitar alguns empresários em concursos públicos, arranjar facturas inflacionadas, ter funcionários fantasmas na folha de pagamentos, enfim... tens que ter jogo de cintura pra sobreviver.
Mi - Epá, Sô primo é mesmo dado na matéria, sô primo não quer ser meu acessor?
Ex - Oh rapaz, achas que eu ia descer de cavalo pra burro? Além disso eu já tenho uma bolsa especial pra Taiwan, vou fazer um mestrado e descansar um bocado.
Mi - Sim senhor, isso é que é viver. Mas diz-me uma coisa sô primo, um gajo não faz nada pelo povo?
Ex - Tas mesmo verde no assunto, isso de ajudar o povo é conversa desses comunistas armados em patriotas, sócio tem que saber de vida primeiro e depois se te criticarem diz que não há verba, essa desculpa cola sempre.
Mi - Por acaso sô primo é capaz de ter uma certa razão, depois eu nem sei quanto tempo é que eu vou ficar aqui, é melhor aproveitar, né?
Ex - Mais nada...Primeiro safa tua vida, depois, se der, faz uns zôplos pra não dizerem que só andas a comer dinheiro, tipo patrocinar umas festas de freguesia, tapar uns buracos na estrada, essas coisas assim.
Mi - E essas coisas de bolsa de estudos, distribuição de roças e casas do estado, ajudas internacionais como é que um gajo faz pra conseguir isso?
Ex - Esses são assuntos tratados no conselho de ministros, lá sócio tem que abrir olho com esses gajos, como és maçarico os gajos podem querer meter-te o dedo no olho, por isso tens que estar alerta.
Mi - Ainda bem que me avisaste, muito obrigado pelos conselhos sô primo, agora tenho que desligar porque tenho que ir despedir a prima Maria, depois falamos. Um abraço.
Ex - Agora que chegaste lá não te esqueças mais desse primo que te deu as dicas, ok?
Mi - Não há makas sô primo, familia não deixa a familia cair.
...E lá foi o "primo" todo contente despedir a coitada da "prima" Maria e por em pratica a sua estrategia de governação.
Lisboa 18/07/05
Ola Wando. Descobri agora o teu blog. Parabéns ! Gostei imenso.
ResponderExcluirBruno Miguel