sábado, 13 de dezembro de 2008

CONVERSAS SOLTAS VI - Sobre a questão da corupcção em S.T.P

Dois São-Tomenses patriotas, politicamente esclarecidos, comentavam as declarações do Presidente da República aquando do seu regresso dos “states”:

Patriota 1 – Já soubeste da última? O Fradique disse ontem que não há corrupção em S. Tomé.

Patriota 2 – Por acaso alguém comentou isso comigo, mas como a pessoa estava toda comido água eu pensei que era a bebida a falar. Mas ele disse isso com todas as letras?

Patriota 1 – Parece que alguém do Banco Mundial comentou com ele a boca pequena que a propensão para a corrupção em STP aumentou em cerca de 30% e o nosso Presidente disse que não compreendia como é que isso era possível. Para um bom entendedor…

Patriota 2 – Será que vocês entenderam bem? Se calhar ele disse que não compreendia como é que o risco para a corrupção SÒ aumentou 30%, não acredito que o nosso Presidente fizesse tamanha figura triste. Não há corrupção em STP?! Quá liii, bilí pipi dá côlico.

Patriota 1 – Eu ouvi três vezes na RDP África, por momentos até pensei que ele fosse fazer aquele discurso da praxe, tipo: Esta situação é muito grave, temos que unir as nossas forças para combater esse mal e blá, blá, blá…Mas nada, simplesmente deu a entender que os gajos do Banco Mundial acordaram um belo dia e resolveram fazer essas declarações partindo do nada, assim como quem caiu de jaqueira.

Patriota 2 – Epá, isto está mal, se da maneira que as coisas vão, têm coragem de dizer que não há corrupção em STP, eu nem quero imaginar como é que vai ser quando começarem a ser corruptos.

Patriota 1 – Se calhar andam a nos preparar para o que ai vem com essa coisa do petróleo, se agora o povo já está buiado, quando a coisa começar a sério é que vai ser uma Buiadez total. Mas por outro lado ele pode ter razão.

Patriota 2 – Como assim?

Patriota 1 – Então não se costuma dizer que toda a gente é inocente até que se prove o contrario? Já viste alguém ser condenado em STP por corrupção? Por essa lógica pode-se dizer que realmente não há corrupção em STP.

Patriota 2 – Epá, mas toda gente sabe que o que há mais em STP são políticos a comerem o dinheiro do povo, mal e porcamente.

Patriota 1 – Toda gente sabe? Toda gente sabe é que há indivíduos a ficarem ricos do dia pra noite assim que entram para os altos cargos do estado, a comprarem dois ou três jeeps, a construírem duas ou três casas e a ostentarem outros sinais visíveis de riqueza. Mas alguém já teve a coragem de provar alguma coisa? Algum deles já mamou cadeia a sério?

Patriota 2 – Por acaso tens razão, os gajos acusam-se uns aos outros, mas a coisa acaba por ficar sempre em águas de bacalhau. Até parece que têm um acordo secreto do tipo: Deixa-me fazer o meu que quando chegar a tua vez eu deixo-te fazer o teu.

Patriota 1 - Ainda vai aparecendo um ou outro caso que dá muito nas vistas e surgem pressões exteriores para que se faça qualquer coisa, tipo o caso Kilombo, o caso títulos de tesouro, o caso Cunhagem de moedas etc, etc, Mas alguém foi preso? Ficou provado alguma coisa? Alguém foi obrigado a restituir o dinheiro do povo? Nada!!! Fizeram uns zôplos pra inglês ver e a vida continua. Alguém mais fala nisso?! Quem comeu dinheiro dele ficou comido e pronto!

Patriota 2 – É verdade sócio, é como essa coisa do GGA, no principio deu bué de maka, prenderam uns coitados, queriam levantar imunidade de não sei quem lá, proibiram o fulano e tal de viajar, mas hoje em dia já nem se houve falar no caso.

Patriota 1 – Yá, como diria o PGR: O processo está a seguir os trâmites legais. Ôla sun cá somblá, a coisa já foi arquivada e o assunto está morto. E depois ainda há aqueles acordos internacionais que são assinados por auto criação de alguns Ministros a troco de boas gorjetas e nunca são investigados a fundo e as vezes o estado ainda é obrigado a indemnizar os delinquentes em caso de anulação. Isso é vida?

Patriota 2 – Mas também o quê que se podia esperar dos Tribunais e do Ministério Público com a promiscuidade que há na política São-Tomense? Fulano é primo de tal Ministro, o outro individuo era marido da 1ª Ministra, esse outro é marido da Ministra da justiça, há ainda aquele outro que é parente do próprio Juiz, como é que não há pressões? Como é que a Justiça pode ser cega diante de tantas ligações perigosas? Está tudo entre família…

Patriota 1 – Mas num País sério essas coisas não acontecem. A justiça tinha que ser séria e imparcial e nesses casos de ligações perigosas, o titular de cargo público tinha que ser obrigado a demitir-se para não influenciar as investigações e o respectivo processo.

Patriota 2 – Meu caro amigo, num País sério temos entidades independentes de olhos bem abertos, temos grupos de pressão organizados, temos uma comunicação social imparcial e implacável e uma sociedade civil mais interventora e ciente dos seus direitos. Em STP temos alguma dessas coisas?

Patriota 1 – Tocaste no X da questão, aqui ninguém exige nada, falamos, esbracejamos, gritamos kidalé mas ainda não fomos capazes de nos organizar para fazermos as coisas acontecerem. Ficamos no nosso cantinho, sempre no leve-léve, tristemente acomodados a espera que as coisas caiam do céu. Assim não vamos a lado nenhum, enquanto as acções deles não despoletarem uma reacção séria da nossa parte, estamos fatalmente condenados. Diz-me uma coisa: Se encontrasses uma colmeia e conseguisses tirar o mel sem que as abelhas te picassem, o que farias?

Patriota 2 – Continuava a tirar o mel até o dia em que fosse picado.

Patriota 1 – É isso mesmo meu camarada, as abelhas da colmeia STP têm que começar a picar, a picar a sério.

...E com essa alusão "abelhistica" mudaram o rumo da conversa para temas mais adocicados.

Lisboa 4/10/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário